quarta-feira, 1 de junho de 2011
Os Saurópodes
Pois é, os Saurópodes eram umas espécies de enormes dinossauros, com pescoço gigantesco e cabeça pequena. Os Saúropodes apareceram pela primeira vez na terra no Período Triássico Superior, acabando por se extinguirem no final da era dos Dinossauros. Haviam Saurópodes de muitas cores e tamanhos e até formas! Uns atingiam comprimentos superiores a 40 metros, enquanto outros não passavam dos 10 metros!
O maior deles todos era o Amphiocoelias que atingia um tamanho impressionante de 60 metros e pesava 250 toneladas! Este enorme Dinossauro viveu provavelmente nas florestas densas, caso contrário não tinha comida para conseguir sobreviver, visto que devia ingerir muito mais do que 5 toneladas por dia!
Os Saurópodes atingiram tamanhos enormes e exagerados no Jurássico, continuando a aumentar até ao Cretácico. No Cretácico também existiu o Argentinosaurus, novamente um Dinossauro enorme que atingia 40 metros e pesava 100 toneladas! Mas antes disso foi o Jurássico, onde os Saurópodes preenchiam a paisagem, apesar de não serem taõ grandes como no Cretácico.
Um dos mais conhecidos era o Brachiosaurus, um animal enorme, mas não tão grande como o Amphiocoelias e o Argentinosaurus, ficando pelos 30 metros de comprimento e 13 de altura, pesando pouco mais de 30 toneladas!
Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em um cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira eram suas únicas armas de defesa além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram " trituradas " no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário