terça-feira, 31 de maio de 2011

Baurusuchus









O Baurusuchus, cujo nome significa "crocodilo de Bauru", é um antigo crocodilo terrestre que viveu no Brasil há cerca de 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na região de Bauru, interior de São Paulo. Media cerca de 3,5 metros de comprimento e pesava aproximadamente 80 quilos.
O menino Clésio Felício de 13 anos encontrou um dente em um terreno próximo a sua escola em General Salgado interior de São Paulo e achando ser de bezerro o levou ao seu professor de Ciências João Tadeu Arruda que verificando se tratar de um fóssil resolveu, procurar especialistas para analisar o achado.
No ano de 2002 após a realização de diversas análises no material recolhido, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Paleontologia de Monte Alto em São Paulo, foram até General Salgado, realizar escavações no local indicado pelo professor João Tadeu e descobriram muito fósseis: arcadas, restos de ossos e 11 esqueletos quase completos. Esse material permitiu que os especialistas descobrissem diversas informações sobre o novo crocodilo.
As pernas do Baurusuchus eram bem mais longas do que as dos crocodilos atuais, pois ele precisava passar mais tempo caminhando pelo o solo, não dependendo muito da presença de água. Ele era carnívoro e suas grandes mandíbulas o tornavam um excelente predador, caçando em grupos numerosos pequenos, médios e grandes animais. Convivendo com enormes dinossauros e pequenos mamíferos.

Dados do Animal:
Nome: Baurusuchus
Nome Científico: Baurusuchus salgadoensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 80 quilos
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Antarctossauro







Era grande até mesmo para um dinossauro, nada foi realmente confirmado mais ao que tudo indica chegou aos 40 metros de comprimento, cerca de 10 metros de altura nos ombros e pesou mais de 60 toneladas, era um herbívoro que vagava pela a Argentina, Uruguai e Brasil. Deveria andar em enormes manadas sempre a procura de alimento, sendo assim migrando por toda uma grande região. Para se defender dos grandes predadores deveriam por os filhotes no centro da manada e deixariam os maiores e mais fortes nas laterais do grupo. Caso fossem atacados deveriam reagir tentando esmagar os encrenquemos e também ferindo-os com a única garra que possuíam em cada uma das patas dianteiras. Tal ataque mataria qualquer carnívoro de grande porte, até mesmo um Giganotossauro.

Ainda há muito mistério sobre o Antarctossauro, como por exemplo sua família que muitos afirmam ser a Nemegtosauridae ou a Titanosauridae, ainda há também a especulação de que fosse da família Saltasauridae, já que é possível que tivesse uma espécie de blindagem no dorso constituída de osteodermas (calombos ósseos muito resistentes).
O Antarctossauro que significa "lagarto sul" foi inicialmente descoberto na Argentina pelo paleontólogo alemão Friedrich von Huene e descrito cientificamente em 1929. Dela pra cá foram encontradas e anunciadas algumas outras espécies de Antarctossauro, no entanto muitas destas espécies foram renomeadas devido a novas pesquisas revelarem que eram pertencentes a outros géneros.

A imagem do Antarctossauro que coloquei nesta postagem não é a original, pois eu fiz cálculos e resolvi fazer uma comparação entre um homem e o gigantesco Antarctossauro. De primeira me espantei com a comparação por mim feita, achei que deixei o homem muito pequeno na frente do Antarctossauro, mas fiquei mais espantado ainda quando fiz todos os cálculos e vi que a comparação não estava errada. No total o Antarctossauro ficou com aproximadamente 15 metros de altura.

Esse foi o gigante brasileiro, penso também em fazer um ranking desses caras mas só depois que eu arranjar todas as informações possíveis. em breve trarei mais.

Dados do Dinossauro:
Nome cientifico: Antarctosaurus.
Significado: Lagarto Sul.
Espécies: A. brasiliensis, A. wichmannianus, A. giganteus?, A. jaxarticus?
Família: Titanosauridae, Nemegtosauridae ou Saltasauridae?
Época: Cretáceo de 90 a 80 milhões de anos atrás.
Local onde viveu: Argentina, Uruguai e Brasil.
Tamanho: de 20 a 40 metros de comprimento e de 4,5 a 10 metros de altura nos ombros.
Peso: de 35 a 60 toneladas.
Alimentação: Herbívoro.

Andrewsarchus








O Andrewsarchus, cujo nome significava "A besta de Andrew", era do tamanho de um rinoceronte, pertencia a uma ordem de onívoros terrícolas, conhecida como Condylarthra, parente dos animais pertencentes à família dos ungulados e acredita-se que tenha parentesco com as baleias atuais. O crânio do Andrewsarchus media 86 centímetros de comprimento. Ele provavelmente começou a comer peixes e outros animais aquáticos mortos que vinham parar nas praias e nas beiras de rios e de lagos, logo começou a ir buscá-los na água para comê-los em terra e assim acredita-se que sua evolução se deu na própria água.

Dados do Mamífero:
Nome: Andrewsarchus
Época: Eoceno
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 600 quilos
Tamanho: 1,8 metros de altura e 3,6 de comprimento
Alimentação: Carnívora

Archaeopteryx







O Archaeopteryx é a ave mais antiga que se conhece, conviveu com os dinossauros do período Jurássico e talvez ainda seria considerado como um dinossauro se não fosse o fato de suas penas terem se fossilizado. Um dos primeiros esqueletos de Archaeopteryx encontrados foi atribuído a um compsognathus. O Archaeopteryx tinha dentes e possuía ossos na cauda como um pequeno dinossauro, nas asas ainda possuía três dedos, que serviriam para agarrar os galhos das árvores e auxiliar na subida das mesmas. A questão questão que gera dúvidas é o fato de o Archaeopteryx não possuir o esterno (robusto osso provido de uma quilha que as aves tem no peito, onde se inserem poderosos músculos que permitem o bater de asas para o vôo ), no entanto o Archaeopteryx possuía o chamado " osso da sorte " ou " forquilha " típico das aves.
Não se sabe ao certo se o Archaeopteryx poderia levantar vôo e voar como as aves, mas sem dúvida " voava " de galhos em galhos, dava saltos enormes impulsionados pelas asas ( como as galinhas o fazem atualmente ) e planava caçando insetos nas matas do Jurássico.

Dados da Ave:
Nome: Archaeopteryx
Nome Científico: Archaeopteryx lithographica
Época: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívora

Dinohyus

[Dinohyus.jpg]

Daphoenodon superbus (left) and Dinohyus hollandi


O Dinohyus, cujo nome significa "Porco Terrível", viveu há aproximadamente 18 milhões de anos atrás durante o Mioceno na América do Norte. Era um gigantesco parente distante dos porcos e hipopótamos. Os Dinohyus podiam medir mais de 3 metros de comprimento e 2,1 metros de altura no dorso, chegavam a pesar mais de 1 tonelada, só sua cabeça podia medir mais de 1 metro, sua alimentação era onívora, podendo comer de tudo, porém acredita-se que não eram capazes de caçar enormes animais, deviam se alimentar mais de carniça, caçando apenas pequenos animais, filhotes os quais os pais se descuidavam ou então animais que já estivessem doentes, além de folhas, frutas e sementes. Eram bem ágeis, velozes, fortes e agressivos. Vários crânios de Dinohyus encontrados possuíam marcas de dente de Dinohyus, resultantes de possíveis batalhas na disputa de territórios, alimentos e acasalamento e provavelmente eram animais solitários.

Dados do Mamífero:
Nome: Dinohyus
Nome Científico: Dinohyus hollandi
Época: Mioceno
Local onde viveu: América do Norte
Tamanho: 3 metros de comprimento e 2 metros de altura
Peso: Cerca de 1,4 toneladas
Alimentação: Onívora

Arctodus





O Arctodus ou Urso de pernas longas é um urso que viveu há aproximadamente 11 mil anos atrás durante o Pleistoceno na América do Sul e do Norte, era mais alto ( podendo atingir 4,5 metros de altura em pé), mais magro e mais ágil que os atuais ursos Kodiak, se tornando mais rápido e mais letal que seu primo atual. O crânio do Arctodus demonstra um modo de vida extremamente carnívoro, com molares especializados em cortar carne, focinho curto com musculatura poderosa e com dentes caninos grandes, resultando em uma mordida mortal. A distância entre os olhos era larga e frontal, com uma grande cavidade ocular, resultando em uma excelente visão a qual podia ser amplificada ao ficar em pé. Esses fatores juntamente com suas pernas longas as quais eram responsáveis por sua grande agilidade e velocidade, o tornavam um ótimo caçador de longas distâncias, estando apto a perseguir tanto animais pequenos e rápidos como grandes e lentos.
Dados do Mamífero:
Nome:
Arctodus
Nome Científico: Arctodus simus
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: América do Sul e do Norte
Peso: Cerca de 700 quilos
Tamanho: 4,5 metros de altura
Alimentação: Carnívora

Basilossauro





O Basilossauro, cujo nome significa "Lagarto rei", foi uma Baleia primitiva que viveu há aproximadamente 40 milhões de anos atrás, durante o Eoceno nos mares próximos a América do Norte e África. Era um predador delgado e hidrodinâmico, foi assim nomeado por se achar inicialmente que se tratava de um réptil marinho. Durante rápidas mudanças evolutivas, seus membros traseiros se atrofiaram e só restaram estruturas vestigiais. As narinas do Basilossauro já se aproximavam dos olhos no alto da cabeça e suas mandíbulas eram bem alongadas. Sua alimentação era baseada em peixes, tubarões, moluscos e outras baleias.

Dados do Mamífero:
Nome: Basilossauro
Nome Científico: Basilosaurus
Época: Eoceno
Local onde viveu: América do norte e África
Peso: Cerca de 35 a 40 toneladas
Tamanho: 19 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Archaeotherium
















O Archaeotherium viveu há aproximadamente 34 milhões de anos atrás durante o Oligoceno na América do Norte, era um gigantesco parente distante dos porcos e hipopótamos e podiam medir quase 2 metros de comprimento e 1,5 metros de altura no dorso, chegavam a pesar 500 quilos, sua alimentação era onívora, podendo comer de tudo, porém acredita-se que não eram capazes de caçar enormes animais e que deviam se alimentar mais de carniça, caçando apenas pequenos animais, filhotes os quais os pais se descuidavam ou então animais que já estivessem doentes, além de folhas, frutas e sementes. Eram bem ágeis, velozes, fortes e agressivos, vários crânios de Archaeotherium encontrados possuíam marcas de dente de Archaeotherium, resultantes de possíveis batalhas na disputa de territórios, alimentos e acasalamento, provavelmente eram animais solitários.

Ficha do Mamifero:
Nome:Archaeotherium.
Nome cientifico:Archaeotherium.
Tamanho: 2 metros de comprimento e 1,5 metros de altura
Epoca:Oligoceno.
Local onde viveu:America do Norte.
Alimentaçao:Onívora.
Peso:Cerca de 500 quilos

quarta-feira, 11 de maio de 2011

albertossauro







O Albertossauro cujo nome provém do lugar onde foi encontrado Alberta, no Canadá e que significa " Lagarto de Alberta, viveu há aproximadamente 76 a 74 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, sendo um grande terópode caçador, provavelmente um antecessor pouco menor do Tiranossauro Rex. Existem três espécies de Albertossauro: o Albertosaurus libratus, o Albertosaurus sarcophagus e o Albertosaurus megagracilis. Podiam atingir 9 metros de comprimento e 3.4 metros de altura. O Albertosaurus sarcophagus foi descoberto por Joseph Burr Tyrrell in 1884.

Ficha do Dinossauro:
Nome:albertossauro.
Nome cientifico:Albertosaurus libratus, Albertosaurus sarcophagus e Albertosaurus megagracilis.
Significado:Aagarto de Alberta.
Epoca:Cretaceo.
Local:America do Norte.
Alimentaçao:Carniforo

ceratossauro







 O Ceratossauro cujo nome significa " lagarto de chifre nasal ", devido à protuberância que possui no focinho. Viveu durante o período Jurássico na África e América do norte (Colorado e Utah). É um parente do Alossauro, mas ao contrário de todos os outros grandes terópodes que viveram após ele, tinha quatro dedos nas patas superiores. Além disso tinha estranhas protuberâncias ósseas sobre os olhos.

Ficha do Dinossauro:
Nome:
 Ceratossauro
Nome Científico: Ceratosaurus nasicornis
Época: Jurássico
Local: África e América do Norte
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

tyrannotitan








O Tyrannotitan foi sem duvida um dos maiores predadores que existiu. Seu nome significa “Titan Tirano” ou também conhecido como “Grande Tirano”. A somente uma espécie desse gênero, o Tyrannotitan Chubutensis, foi descrito por Fernando E. Novas, Silvina de Valais, Vickers Pat-Rich e Rich Tom em 2005. O nome Chubutensis da-se ao local onde foi descoberto, em Chubut na Argentina. Os fósseis foram encontrados na Fazenda La Juanita. O fóssil com o holótipo MPEF PV-1156 incluía a dentária parcial, dentes, as vértebras de trás, vértebras próximas da cauda, costelas e divisórias, uma cintura escapular segmentaria úmero, cúbito, ílio parcial, um fêmur quase completo, fíbula e dois metatarsos da esquerda. O parátipo MPEF PV-1157 é conhecido por os ossos da face, o dentário direito, dentes isolados, atlas, vértebras cervicais, vértebras dorsais (7, 10 e 13), centro das vértebras  parcialmente preservados, costelas, o fêmur direito, 2° metarsos esquerdo incompleto e falanges do pé 2.I, 2.II, e 3.III. O fêmur media cerca de 1,40 cm, 3 cm a menos que o do giganotossauro. O parátipo MPEF PV-1157 aproximadamente 7% maior que o holótipo MPEF PV-1156.
O Tyrannotitan viveu de 112.2 a 121 milhões de anos atrás no período aptiano, inicio do cretáceo. A coluna vértebral da cauda era excepcionalmente alto, o dobro do tamanho do centro da coluna vertebral. Isso faz um rabo muito profundo semelhante ao ceratosauros. È antepassado dos carcharodontossaurídeos, e até mesmo do giganotossauro. Apesar de se parecer com um T.Rex ele era um Charcharodontossaurídeo e era apenas um primo afastado do Tiranossauro. Ele podia ser maior que o Tiranossauro, media 12 metros de comprimento e 5-6 toneladas, porém, era normal alguns chegarem a medir 7 metros de altura e 15 metros de comprimento, e 8 toneladas. Porém, somente os maiores chegavam a essas medidas.
Pouco se sabe do Tyrannotitan, apenas uma descrição dos fósseis foi publicada. Seus dentes chegavam a 25 cm de comprimento. Eram diferentes dos outros carcharodontossaurídeos. Seus dentes eram menos laminados. Seus dentículos eram incomuns, pode distinguir um sulco no centro, dividindo cada dentículo em duas partes. Seus braços, assim como os do T.Rex eram pequenos. Ele podia caçar grandes dinossauros, como enormes saurópodes. Assim como os giganotossauros.
 
Ficha do Dinossauro:
Nome:Tyrannotitan.
Nome Cientifico:Tyrannotitan Chubutensis.
Significado:Tirano Grande ou Titan Tirano.
Local:America do Sul.
Epoca:Cretaceo.
Alimentaçao:Carnivoro mas Tambem Pudia Comer Carne de Dinossauros Mortos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

carcharodontossauro




coparaçãõ de um homem e outros dinossauros carnivoros de grande porte

o carcharodontossauro foi um dos, maiores dinossauros carnivoros que ja existiu.
ele viveu na america do norte e na africa asserca de 90 milhoes de anos atras.
seu nome quer dizer largato com dente de tubarão, inspirado em outro grande predador,
o grande tubarão branco(carcharodon carcharias).
ele tinha 15 metros de comprimentos e 6 de altura.
seus dentes eram serrilhados e nao curvos como da maioria dos carnivoros, suas mandibulas podiam,mordercom o triplo de força de um crocodilo,ele podia atingir velosidades de ate 49 km/h.
ele caçava de emboscada esperando a presa, depois atcava com uma poderosa mordida, se fosse presiso
ele a persiguiria ate abatela.
embora seu comportamento, social ainda não tenha sido devidamente estudado, estimase que esse carnivoro era solitario caçando presas como o paralititan e o ouranossauro.
um de seus rivais era o espinossauro maior dinossauro carnivoro com 18 metros de comprimentos.

Ficha do Dinossauro
Nome: Carcharodontossauro
Nome Cientifico:Carcharodontossauro Saharicus
Significado:Lagarto com Dente de Tubarão
Local:America do Norte e Africa
Epoca:Cretaceo
Alimentaçao:Carnivoro

giganotossauro






giganotossauro da serie caminhado com os dinossauros terras de gigantes


Veja onde viveu o terror Sul Americano!© Mapa modificado por Patrick Król Padilha


o giganotossauro foi um dos maiores dinossauros carnivoros, que ja existiu.
ele viveu na america do sul na argentina, mas pode ter pasado pelo brasil.
o giganotossauro atigia ate 16 metros de comprimento e 7 de altura.
ele era carnivoro, mais tambem podia comer dinossauros ja mortos,
ouse ja ele tambem era necrofago.
ele e o maior animal carnivoro terrestre, que ja existiu so perde para,
o espinossauro com 18 metros de comprimento, mas no resto ele ganha.
seu cranio tinha serca de 1,8 de comprimento, seus dentes tinha ate 15 centimetros
seu braso tinha tres dedos, era muito grandes e fortesmaiores que de um tiranossauro rex
ele vivia em bandos familiares para matar grandes presas com o argetinossauros.
um de seus rivais era o carnotauro um dinossauro da  familia dos abelissauros
que vivia no mesmo territorio.
o giganotossauro viveu de 120 a 67 milhões de anos atras.

Ficha do Dinossauro:
Nome: Giganotossauro
Nome cientifico: Giganotossauro Carolainii
Significado: Lagarto Gigante do Sul
Epoca: Periudo Cretáceo
Local onde Viveu: America do Sul
Tamanho: 16 metros de coprimento e 7 metros de altura
Alimentasção: Carnivoro mas tambem pudia comer carne de dinossauros mortos
Peso: Cerca de 7 toneladas